Alimentação saudável: dicas e receita repleta de sabores e nutrientes

Confira a opção selecionada pelo renomado chef de cozinha do restaurante Combray Gastronomia, do Parque Hansen, para fazer em casa.

Durante o isolamento social, mudanças na rotina são inevitáveis e impactam diretamente no bem-estar físico e mental das pessoas. Segundo especialistas, manter uma alimentação saudável neste período é uma ótima estratégia para combater sintomas de ansiedade e garantir o bom funcionamento do sistema imunológico.
De acordo com o chef de cozinha Jonathan Matheus Thomaz, do restaurante Combray Gastronomia, localizado no Parque Hansen, alimentos e bebidas leves e ricos em vitaminas são ótimas opções para preparar em casa. O suchá de hibisco, que consiste na mistura de um suco de laranja com chá de hibisco, é um exemplo. A bebida, além de reduzir a sensação de inchaço, aumenta a resistência do organismo por ser antioxidante.
A receita escolhida pelo chefe foi um purê de cenoura com gengibre e salmão assado ao molho de castanha-do-Pará. Segundo ele, todos os ingredientes selecionados são benéficos à saúde. “ As vitaminas D e complexo B, encontradas no salmão ajudam a fortalecer a imunidade. O gengibre tem ação anti-inflamatória, antibacteriana e antisséptica, portanto, combate a proliferação de vírus e bactérias alojadas no organismo. Já a castanha-do-Pará se torna uma aliada por conter boas quantidades de selênio, ajudando também na imunidade”, explica.

Confira a receita:

Purê de cenoura com gengibre e salmão assado ao molho de castanha do Pará
Ingredientes purê de cenoura:

* 5 cenouras médias cozidas e passadas no espremedor
* 1 colher (sopa) de manteiga
* 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
* sal, cebolinha a gosto

Modo de Preparo
* Derreta a manteiga numa panela
* Acrescente as cenouras já cozidas e espremidas
* Refogue um pouco e adicione o gengibre, o sal, e a cebolinha e refogue mais um pouco

Ingredientes molho de castanha-do-Pará
* 100g de requeijão
* 1 latas de creme de leite
* 100 g de castanha-do-Pará
* Sal a gosto

Modo de preparo
Bata a castanha-do-Pará com o creme de leite no mixer até triturar. Em uma panela, refogue o alho, o creme de leite com castanha-do-pará, o requeijão e acrescente mais creme de leite se precisar. O molho tem que ficar consistente.

Ingredientes salmão assado:
* Duas postas de salmão de 150g cada
* 1/4 maço de salsinha
* 2 dentes de alho
* Sal a gosto
* Azeite a gosto
* Sal a gosto
* Ervas frescas a gosto

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes uma hora antes para o tempero penetrar na carne. Após uma hora leve ao forno o salmão em um refratário untado com azeite de oliva a 200 graus e deixe até a pele estar dourada.

Montagem
Disponha sobre um prato duas colheres de purê de cenoura a posta de salmão em cima e cubra o salmão com o molho de castanha. Para decoração pode ser usado mini brotos, flores comestíveis ou mix de temperos verdes.

FOTO: COMBRAY GASTRONOMIA