Pilates traz benefícios para o corpo e a mente
Exercícios são ótimas alternativas inclusive no período de isolamento social, e ajudam no fortalecimento muscular e na capacidade de resistência
Em tempos de quarentena, manter o corpo em movimento é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e garantir um bom condicionamento físico. Segundo especialistas, o pilates é uma modalidade que além de proporcionar bem-estar, contribui com a correção postural, tonificação dos músculos e prevenção de dores e lesões.
Conforme a fisioterapeuta e professora de pilates solo do Parque Hansen Niuceia Carí, a técnica oferece muitos benefícios para o corpo e a mente, atendendo a necessidades de públicos bem distintos, como atletas, idosos, gestantes e pessoas em reabilitação. “É indicado também para pessoas que sofrem com incontinência urinária porque ajuda a tonificar músculos do períneo e melhorar a sustentação da bexiga”, explica.
A professora garante que alguns exercícios mais simples podem ser realizados em casa. Segundo ela, é fundamental controlar a respiração e manter a postura alinhada na realização dos movimentos. Séries de flexibilidade e fortalecimento muscular podem ser providenciadas com a ajuda de um cabo de vassoura e apoiando as pernas no braço do sofá. Durante o período de isolamento social, a fisioterapeuta está ensinando os movimentos por meio de vídeos no seu perfil do Instagram: @mat.pilates.niuceia.cari.
Pilates
Criado em 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates, o método integra corpo e mente por meio de diversos exercícios realizados em solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
Dicas de movimentos para realizar em casa:
Abdominal: Para fortalecer os músculos do abdômen, das costas e dos glúteos, fique deitado e deixe o corpo estendido, com as pernas elevadas e os braços acima da cabeça. Inspire e eleve lentamente as mãos, os braços, os ombros, a cabeça e todo o tronco, até conseguir se sentar. Faça 15 repetições deste exercício.
Perdigueiro: Para fortalecer os músculos paravertebrais, fique com as duas mãos e joelhos apoiados no chão (em posição de cachorrinho), com a coluna alinhada. Inspire e eleve a mão direita ao mesmo tempo em que estende a perna esquerda, de forma que fiquem paralelos ao chão. Realize 3 séries de 15 repetições.
Prancha lateral: Para o fortalecimento da parte interna da coxa fique deitado de lado, sobre o braço estendido. Contraia o abdômen e a costela até deixar um pequeno espaço entre seu quadril e o chão. Contraia os glúteos e a pelve e mantenha as pernas bem estendidas, uma em cima da outra. Repita de 8 a 12 vezes em cada perna.
FOTO: Divulgação Parque Hansen