Flexibilidade

Em tempos de carros automáticos, celulares de última geração, Televisões, e o crescimento exponencial dos apartamentos, cada vez mais os indivíduos estão à beira do sedentarismo e da inatividade física, resultando em encurtamentos musculares, lesões, dores e outros.

Por isso, se faz necessário cuidar da nossa flexibilidade. Conquistar um corpo flexível vai além de estar apto a realizar movimentos difíceis. Quanto mais flexíveis somos, mais facilmente realizamos diversas atividades do nosso dia a dia, como por exemplo, um simples amarrar de sapato.

Lembrando que flexibilidade é o poder que uma articulação tem em se movimentar ao longo de toda sua amplitude natural do movimento, depende não só de suas articulações, mas também de seus tecidos, músculos e ligamentos.

A musculação voltada para a qualidade de vida aumenta a quantidade de tecido conjuntivo, tecido esse que recobre as fibras musculares, são viscosos e elásticos. Se aplicarmos uma determinada força num músculo mais forte e a mesma força for aplicada no músculo não treinado, o primeiro alonga mais. Existem trabalhos mostrando que até mesmo levantadores olímpicos têm flexibilidade acima da média. Além disso, já é bem estabelecido que o treinamento de força melhora a coordenação intramuscular, e isso também tem a ver com a flexibilidade.

Dicas para melhor a sua flexibilidade:

  • Aqueça antes de atividades físicas;
  • Ouça seu corpo;
  • Faça movimentos corretos;
  • Alongue-se;
  • Cuide de sua postura.

 

Algumas pessoas conseguem envelhecer com uma vida mais saudável, isso ocorre devido a alguns aspectos como: alimentação adequada, lazer, trabalho, relacionamentos sociais e a prática de exercícios físicos, para envelhecer com mais qualidade, várias capacidades físicas são fundamentais.

Então fica a dica: ALONGUE-SE e para tudo na vida, seja mais FLEXÍVEL.

 

Professor: José Vitor Duarte

Edição: Paulo Sérgio de Almeida

 

REFERÊNCIAS

 

http://www.educacaofisica.com.br/ciencia-e-exercicio/o-que-e-flexibilidade/

https://www.copacabanarunners.net/musculacao-flexibilidade.html

https://pt.wikihow.com/Ganhar-Flexibilidade-Rapidamente

http://www.efdeportes.com/efd169/a-flexibilidade-e-o-idoso.htm